Depois de alguns dias em Punta del Diablo, barra de Valizas, chegou a hora de visitar o Cabo Polonio, uma reserva ecológica afastada no final das dunas, cujo acesso é por caminhão ou à pé a partir de Valizas, atravessando as dunas por duas - três horas com um belo ponto de partida, visto de ambas as aldeias.

O Cabo Polonio é muito popular durante os meses de verão, um refúgio, longe da civilização moderna e do estresse ambiental, sem veículos, internet ou eletricidade, exceto alguns painéis solares para recarregar os telefones.

As casas são coloridas, com arquiteturas variadas, apenas alguns albergues e estabelecimentos estão abertos fora da estação, por isso é tranquilo por aqui, vale a pena dar uma olhada em qualquer caso.

Uma colônia de focas e leões-marinhos está instalada nas rochas atrás do farol, e de tempos em tempos podemos ver um elefante-marinho.

A Pousada Lobo recebe a maioria dos mochileiros de diferentes origens, Alemanha, Argentina, Brasil, Equador, França, país de Gales, Polônia, Uruguai. Uma mistura de conversas em vários idiomas e música, tocamos, cantamos, violão, gaita, tangdrum, percussão, a vibração é boa, a batida também e às vezes celestial, assim, em boa companhia, o dia passa no ritmo da música e das conversas de viajantes de longa data.

Nas imediações do hostel há bastante plantas de maconha, no Uruguai, o consumo é legalizado para as instalações, desde que se declarem para o Estado.

Quando está escuro, é hora de caminhar pela praia para dar um ou dois passos de dança, pisar, arranhar a areia onde as ondas estão morrendo. O plâncton fosforescente acende como pequenas estrelas na areia com a Via Láctea acima de nossas cabeças. Aqui não há poluição visual, estrelas enchem o céu, debaixo de nossos pés e em nossos olhos. Às vezes o plâncton ilumina as ondas, ótima arte, o show é intenso e maravilhoso, obrigada Mãe Natureza.

Após esses três dias em Cabo, retornei a Valizas por mais de uma semana, pés na areia, na praia do oceano, sem eletricidade, sem internet, cozinhando no fogo à lenha, dormindo na barraca balançada pelo som das ondas desenrolando-se incansavelmente ao ritmo das marés.

Camilla e Ayelen me recebem em sua cabana de madeira com Thomas outro cicloviajante que chega de Santiago, meus três acólitos são chilenos, a energia é fluida, a equipe divide as tarefas de maneira natural (madeira, louça, limpeza , manutenção, culinária ...) e orgasmos culinários se seguem dia após dia. Muitas vezes as cordas do violão vibram sob nossos dedos neste pequeno refúgio de paz no portão das dunas, onde apenas o canto das ondas e o vento dão ritmo pra vida, um pequeno paraíso em excelente companhia, uma aclimatação suave para mudar para o espanhol.

E, como sempre, formigas nas pernas e na cabeça, é hora de continuar a jornada e recomeçar novas aventuras, incertezas e descobertas, todos os dias outra história ... Estou de volta, em direção a Paloma.