Aproveitei uma boa noite e uma conexão à internet para estudar minha pedalada do dia ao Estaleiro por um pequeno caminho seguindo o fluxo do Rio Palmital. De lá, posso pegar uma balsa e atravessar para São Francisco do Sul. Essa rota deve me levar através da floresta e evitar o tráfego pesado de caminhões na região. Minhas coisas acabaram de secar durante a noite, o café da manhã é muito rico, cai bem, eu morro de fome. Suco de laranja, café, melão, banana, mamão, omelete, pão, queijo, presunto, cachorros-quentes com molho, misto quente, bolos de coco, mandioca, top! Encho a barriga e carrego a magrela antes de começar minha jornada . No início a estrada é asfaltada, a transmissão fica esquisita, não é fluida como deveria, eu paro no primeiro posto de gasolina para verificar tudo isso e rever o alinhamento da corrente que modifiquei ontem durante a chuvarada devido à sobretensão.

Permissão pedida e aceita, eu converso com os funcionários enquanto começo a manusear a bicicleta.

Quando soube que sou francês, um deles me informa que odeia a França. Surpreso, pergunto-lhe por que e se ele já visitou o país. Me diz que não, mas que a derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1998 continua a esquentar a cabeça dele. RS :-) "Cara, este é apenas um jogo de futebol e não tem nenhuma influência profunda na sua vida !!!"

Nós mudamos rapidamente o assunto, felizmente. Resolução de problemas e realinhamento da corrente com sucesso, tomo a estrada onde há, na minha surpresa, un grande trânsito de caminhões, mas eu devo sair daqui a uns dez quilômetros.

Por fim, pedalo um pouco mais sem encontrar meu cruzamento e acabo tendo que perguntar meu caminho a um motociclista que confirma que fui longe demais e que a estrada que estou procurando fica a cerca de 2 a 3 km atrás de mim.

De volta, algumas dezenas de minutos depois, eu finalmente encontro a estrada que me interessa, logo ela se transforma em uma estrada de chão. Passando sinuosas curvas no meio da mata e morros circundantes, tranquilidade, paz, natureza rica, água e lagoas abundantes, curto essa porção bucólica. Depois do intervalo do almoço, onde aproveito a oportunidade para escrever algumas linhas, a garoa suavemente começa a retornar, o topo das colinas é coberto por uma camada de nuvens, felizmente o caminho permanece transitável até uma subida íngreme perto de uma fazenda onde as máquinas quebraram o caminho. A lama abundante neste lugar aniquila toda a minha boa vontade, tenho que empurrar para o topo, onde os trabalhadores alucinam com minha chegada, um deles perde a fala e fica virado de cabeça para baixo ao ver um cicloviajante de repente surgir do nada no meio da floresta sob a crescente garoa.

Ainda há alguns quilômetros pelas colinas e entro numa estrada de asfalto para o final da rota até o Estaleiro. São 3:20 da tarde. Perdi a balsa por 20 minutos, a próxima às 17:30. Duas horas para matar, eu como uma coxinha na frente do cais em um foodtruck e, em seguida, me acomodo no único restaurante aberto para pedir um pequeno lanche e ficar seco enquanto espero pela balsa. Coloco uma camiseta de mangas compridas porque minhas roupas estão bem molhadas.

O barco chega, eu vou lá, sou o primeiro, é muito cedo, mas a tripulação me deixa embarcar para que eu possa abrigar-me. Eu ponho mais outra camada e um boné quente antes de consertar uma bolsa que acabou de perder um parafuso. Durante a travessia bato um papo com a tripulação, dois motoqueiros de Curitiba e um local. Na chegada à ilha já está bem escuro, pedalo ao centro para encontrar um hotel que me indicaram, mas é muito caro, finalmente volto no meu caminho e encontro uma pousada perto da pista de trem e sou atendido por um português fã de bicicleta super simpático que acaba por me cobrar um quarto a 50Rs, café da manhã incluso.

Marcia, uma das funcionárias com quem converso por muito tempo enquanto tomo meu café na manhã seguinte, me diz que sou privilegiado porque geralmente o dono nunca abaixa o preço a menos de 60. A mãe do dono é uma imigrante portuguesa de 85 anos, que manteve seu sotaque original, um pequeno pedaço de mulher ainda viva e bem de saúde, ela me conta sobre suas aventuras, o tempo das migrações, suas viagens no Brasil e em outros lugares.

Partida para explorar o norte da ilha, paro muito rapidamente no museu histórico localizado na antiga prisão da cidade.

Aprende-se que em 1503 o comandante francês Bino Paulmier de Gonneville descobriu São Francisco do Sul no navio "l’espoir". Ele havia deixado Honfleur no dia 24 de junho na direção do leste, mas o escorbuto e os ventos contrários decidiram um outro caminho. Discuto uma boa hora no museu com Inarao e Dartagnan, que me mostram o registro dos prisioneiros que datam do século XVI.

Sigo com a visita do centro histórico, a arquitetura ainda preservada nos faz mergulhar na era colonial.

Volto a pedalar para o forte, no caminho penso que seria bom encontrar uma opção barata para o almoço. Eu paro para comer um prato do dia num pequeno restaurante onde converso com os cozinheiros e Eneia com sua família. Quando quero pagar, o dono me diz que está tudo bem, que todos concordaram e que não preciso pagar.

Peça ao universo, lhe fornecerá!

Eu ajudo o chefe a arrumar o terraço, dobrar, colocar cadeiras e mesas dentro do restaurante e me acorrento ao forte.

Os militares bloqueiam a entrada e pedem um direito de passagem, finalmente ele se retrai e me diz que para mim e para minha bicicleta a entrada é gratuita.

Peça e o universo lhe dará!

A subida para o forte é muito íngreme, felizmente estou sem as alforjes, por isso é creme, muito fácil. Na subida, um grupo de estudantes adolescentes com quem tenho um bate-papo nas alturas para motivá-los e abrir as mentes.

Pilotagem na descida cascalhada e pedalo à beira mar até a praia da Enseada. No caminho, paro para apreciar a técnica dos pescadores de arremesso de rede, que exige muito esforço, paciência e coragem. Até agora eu só vi uma captura de dois peixes bonitos, aparentemente a Tainha pois é a temporada. Paro em um pequeno restaurante para comer deste peixe porque seria impensável sair da ilha sem provar. Meu farol não gostou das vibrações na colina do forte e o suporte quebrou novamente, um fio foi completamente arrancado, um dos suportes foi arrancado, vou ter que improvisar um conserto em breve, a situação torna-se crítica e não gosto de brincar com a minha segurança.

A noite começa a pôr um pano escuro sobre a rua já é hora de voltar para a pousada, onde decidi ficar mais uma noite, principalmente porque não tenho luz. Felizmente o acostamento é largo o suficiente, mantenho um olho no espelho retrovisor e giro as pernas até o máximo de seu potencial. Chegando na pousada consigo lavar a bike, depois vou ao supermercado comprar uma cerveja, uma fruta e uma cola forte para consertar o suporte da lâmpada.

Suporte colado, falta encontrar uma solução para resolver os problemas elétricos, encontrar plugues adequados e encontrar alguém capaz de me fazer uma solda de estanho.

No dia seguinte, falo novamente com Marcia, que me dá muita informação boa para o resto da viagem ao longo da costa. Ela me diz que sempre esquece que sou um estrangeiro e que a faço pensar em um caiçara quando digo para ela que não posso sair da ilha sem comer Tainha.

Tantas pessoas boas, o bem atrai o bem.

Chegou a hora de deixar esse mundo maravilhoso, pego à BR 280 com seu intenso tráfego de caminhões.

Resultado: coloco a caixa de som na bicicleta, boto o som e mando na direção de Barra Velha.