Domingo de manhã o sol está brilhando, eu quero sair mais cedo, mas não quero acordar as meninas. Arrumo minhas coisas e finalmente ouço Nati se mexendo, preparo um último café da manhã que todos engolimos antes de ir a caminho do jardim botânico para entrar na BR 277 em direção a Paranaguá. Aramis me disse que a estrada de Limeira começa no km 24, logo percebo que ele estava falando do quilômetro 24 desde Paranaguá, então vou ter mais de 60 km na rodovia até a entrada do dito caminho. Felizmente, é um eixo frequentado por ciclistas e os motoristas têm o hábito de ver pessoas pedalando no acostamento. No entanto, fica muito estranho quando passo meu primeiro pedágio de bicicleta, coisa que é impossível na Europa, pois qualquer estrada de alta velocidade é interditada a qualquer modo de condução lento. Chegando ao pórtico, uma senhora me diz que há um pequeno caminho ao lado para contorná-lo.

A primeira parte é principalmente subida e eu acho que o dia será complicado, mas finalmente quando eu chegar na serra da mata atlântica, começa a descida. A paisagem é vertiginosa com cimeiras verdes ao meu redor, desço nesta estrada a mais de 50 km/h sem pedalar e compenso o tempo que fiquei tomando café da manhã com as amigas. No final, eu engulo os 65 km em menos de duas horas e meia, parando para beber um caldo de cana com limão a fim de deixar subir minha taxa de açúcar para os quilômetros que virão. Na entrada da estrada da Limeira converso com dois motociclistas que acabaram de fazer o caminho que vou seguir. Eles me avisam que a subida será difícil, mas há muita água potável e cantos para montar a barraca. O caminho está bem cascalhado e não será fácil pedalar.

Já faz um tempo que não tomo um caminho técnico, desde Minas Gerais na verdade, e eu tinha vários quilos a menos nas bagagens. Mas fico positivo, vai ficar “de boa” como sempre!

Primeiro buraco e minha cesta sai voando ao lado, ainda me lembra Minas e é claro que perco uma peça do suporte da mala, felizmente ainda tenho algumas peças de reposição no momento. Soluciono rapidamente o problema, amarro as malas (o que não precisava fazer no asfalto) e bora.

Na verdade, a subida é íngreme e bem difícil, por outro lado, que felicidade ouvir novamente a canção do rolo de águas e riachos, pássaros, belos picos à frente e um céu azul. Tiro a camiseta na parte ensolarada e me vejo rapidamente empurrando a magrela por causa de um caminho bem íngreme e sem aderência. Eu então aproveito a primeira sombra para comer algumas frutas e recarregar as baterias, antes de subir de novo alternando entre pedalada e empurrada. Algumas casas, um cenário bucólico, muito suor e finalmente chego ao topo. Na descida, rios e riachos estão interligados, um mais transparente que o outro. Algumas partes do caminho estão super íngremes e com o peso é difícil segurar a bike, queda pequena, deixo a roda da frente escorregar e pulo da bike correndo. Nada a relatar, foi bastante bem lidado. Há mais de 70 km até Garuva, a próxima cidade, esta noite definitivamente terei que encontrar um lugar para acampar. Mais exigente a estrada de terra consome muito mais energia que aquela de asfalto, de repente um homem na ponte à frente, curtindo a paisagem, aproveito para lhe perguntar informação sobre a qualidade da água. Ele me diz que eu posso seguramente beber a água do rio, que aqui é pura, que todos os habitantes a bebem e que na próxima ponte eu terei acesso mais fácil ao rio e que poderia encher as minhas garrafas. Ele me dá tangerinas enquanto espero e depois saímos cada um pro seu lado. Na próxima ponte, o acesso é um pouco mais fácil, embora preciso subir um pouco o rio andando na vegetação, escolher um lugar com fluxo bom e encher minhas garrafas, não sem um pouco de apreensão, mas a água tem um sabor legal e parece estar perfeita.

Em menos de uma hora estará escuro e eu ainda não encontrei um local adequado para a instalação do meu acampamento. Depois de 85 km, minha roda derrapa na areia após um belo buraco e uma mudança de direção muito abrupta. Me vejo cara na areia, joelhos dobrados e mão esquerda esfolada viva, um pequeno rio não muito longe me permite enxaguar e limpar as feridas. Retomo minha viagem e acho que é hora de encontrar um local, um homem ao longo da estrada me diz que há uma fazenda a poucos quilômetros, onde há uma área gramada para acolher a tenda, mas não chego a andar um quilômetro de distância e passo uma grande plantação de banana com um rio ao lado. O acesso é fechado por uma corda, é domingo, então nenhum trabalhador, passo debaixo da corda. Imediatamente vejo uma pequena casa ao lado, com um trecho de grama onde eu poderia ficar, a vista é linda, há um abrigo para deixar a bicicleta, mas um mau cheiro de fermentação desagradável, além de ficar perto da estrada e se os trabalhadores aparecerem amanhã de manhã é o primeiro lugar que verão. Decido aproveitar o rio antes do anoitecer para tomar banho e depois afundar-me na plantação. Poucos minutos depois, encontro-me nu no rio para tomar o meu banho, o que é sempre mais agradável do que acampar todo pegajoso devido ao suor e ao esforço do dia.

Depois do banho eu começo a procurar um lugar na plantação, um rio com 20 cm de profundidade à minha frente, decido passá-lo para ficar mais quieto e me acomodar no primeiro lugar aceitável. No rio, um dos meus sapatos cai na água e, felizmente, percebo isso antes que a corrente prevaleça, mas está encharcado. 500 m mais para frente, na junção com outro caminho perto de um canal de irrigação, monto meu acampamento. O sol se põe e o céu tem lindos tons alaranjados sobre um fundo azul. Tenho alguns minutos para montar a tenda antes de escurecer e começar a preparar meu jantar. Me sento e começo o fogo antes de escurecer. Hoje é um jantar mais simples, uma sopa chinesa que embelezará um ovo escaldado e uma laranja para sobremesa. Termino meu jantar no escuro, um curioso sapo me assusta pulando no meus pés descalços, a lua ainda não saiu, permitindo-me contemplar a Via Láctea. Eu baixei um aplicativo para aprender as diferentes constelações e aproveito a oportunidade para localizar o Cruzeiro do Sul e tentar me educar um pouco.

Depois da contemplação, é hora de dormir, me instalo na minha pequena tenda para o merecido descanso.

Acordo bem cedo, ainda está escuro, mas o zunido e intenso zumbido das asas de um beija-flor nas proximidades me faz despertar. O dia vai se levantar em breve, eu saio da tenda para fazer xixi e depois me engulo novamente por meia hora, porque os mosquitos particularmente gostam desse horário para devorar qualquer púlpito. A tenda está toda molhada devido à proximidade do canal, no final eu ainda cochilo uma hora e quando levanto o céu está nublado, tem cheiro de chuva, preciso sair logo porque eu tenho cerca de 50 km de estrada de terra até Garuva, primeira cidade que pisarei no estado de Santa Catarina. Estou com fome, o jantar da noite anterior foi leve, eu como maçã e laranja com aveia enquanto dobro minhas coisas e tento secar as telas e os tapetes molhados. Todo material externo acaba sendo embrulhado ainda molhado. Com tudo dobrado, eu volto a passar o rio desta vez prestando atenção aos meus sapatos. Do outro lado, algumas bananas maduras no chão, eu pego algumas para completar meu café da manhã e começo a pedalar. Tenho que encontrar água e após uma hora eu recebo informações de uma senhora que varre na frente de sua casa, ela me diz que há uma nascente no topo da serra, na beira da estrada, que é uma fonte confiável. Isso me tranquiliza porque um pouco mais abaixo há gado, que não rima com a água potável. Chegando ao topo há até uma mangueira com uma torneira, a classe mondiale.

Depois de duas horas pedalando, uma pequena mercearia ao lado me permite beber um suco de limão e comer dois ovos cozidos, uma pequena conversa e depois retomo meu esforço. O caminho é super acidentado e a minha lâmpada frontal que sofreu com a queda da véspera não resiste, o suporte quebra e a lâmpada é agora mantida apenas pelos fios eléctricos. Eu improviso uma reparação expressa com fita colante, quando começa a chuviscar. Coloco meu goretex e começo novamente o meu esforço até o próximo vilarejo, onde eu encontro um lugar para comer um prato do dia ao abrigo. O lugar é administrado por um casal, a comida é deliciosa e posso até curtir de um wifi para estudar o resto do meu caminho. A garoa se transforma em chuva e tenho 26 km de estrada de chão antes de Garuva. Eu que esperava continuar depois desta cidade no asfalto, parece agora complicado.

Coloco as luvas e meu cachecol e volto a pedalar sob uma chuva que continua a crescer.

Minha corrente que acabou de ser revisada em Curitiba está subitamente muito tensa, ela puxa com muita força as engrenagens traseiras, o barulho que resulta não anuncia coisas boas. Há um monte de galpões nas laterais por causa das muitas plantações de banana na área, no próximo pararei para olhar e aproveitar para tentar me enxugar.

A corrente está toda suja, um trabalhador vem ver o que acontece e me mostra uma mangueira para limpá-la. Eu libero todo o meu equipamento, limpo a bike e a corrente, a seco, modifico a tensão, cuidando da centragem, lubrificação rápida, então volto a pedalar para os últimos dez quilômetros sob chuva bem forte. Pensei em acampar debaixo do galpão, mas minhas coisas ainda estão tão molhadas, minhas roupas agora molhadas e minha pobre reserva de comida me dissuadem.

Chegando em Garuva estou encharcado, paro no primeiro barzinho para pegar informações, tomar uma cerveja e comer uma coxinha.

Aparentemente há três hotéis na área, incluindo dois localizados em postos de gasolina.

Eu vou ao supermercado comprar frutas e verduras e depois vou em busca de um lugar para dormir. A primeira opção no posto de gasolina é superfaturada e, obviamente, as outras opções estão na mesma faixa de preço. Impossível negociar, decido ir à cidade onde está a segunda opção. Escolho certo, um pouco mais barato e mais aconchegante, posso até deixar minha bicicleta num abrigo, pendurar minha barraca e minhas coisas para secar. O quarto é bom, o proprietário viajou muito de moto e o café está incluído e é abundante. Vou desfrutar de uma boa noite de sono no seco porque debaixo da tenda nunca recupero 100%.