Mônica se foi, a emoção chacoalhou nossos sentidos, mas nossas lágrimas mostram uma coisa essencial: estamos vivos.

Fico em Gramado para visitar os parques ao redor, aproveitar a pequena cabana e infra-estrutura do camping, antecipando as temperaturas frias previstas para os próximos dias.

Na manhã seguinte aparece geada, minha pequena cabana me protege do vento e isso é tudo, felizmente meu saco de dormir aconchegante é agradavelmente quente. Não motivado pelas cascatas dos parques, está muito frio e muito úmido, aproveito a oportunidade para escrever e conhecer a equipe do parque de camping.

Finalmente, o clima melhora e tomo direção ao parque da bergamota, depois o da ferradura, que leva esse nome devido à forma do rio no fundo do canyon, onde deságua uma bela e poderosa cachoeira.

Dois belos passeios bucólicos para conhecer as cachoeiras e trilhas íngremes e permitir que eu gire minhas pernas novamente, sem as cargas, antes de retomar a viagem de bicicleta depois de duas semanas de luxo motorizado. Junior, o proprietário do camping, me convenceu da estrada a seguir para retornar ao litoral, rumo ao norte e São Francisco de Paula, onde uma viajante super amigável e experiente me receberá via couchsurfing.

A vegetação é seca, à distância há florestas de araucárias, que são visivelmente em maior número nesse estado, as subidas são interligadas e minha bicicleta tem seu peso neste dia de reinício de cicloviajem.

São Chico de Paula é uma pequena cidade encantadora com lago e uma avenida principal onde todas as lojas estão concentradas.

Aline, relaxada, interessante, conhece sua região e tem o dom de unir energias e pessoas.

Ela me recomenda fazer o caminho da cachoeira "gemeas gigantes", a caminhada mais bonita e mais técnica do parque das 8 cachoeiras.

Para chegar lá, eu pedalo em uma estrada velha pavimentada na descida, bate forte nos pulsos, mas depois de alguns quilômetros chego à entrada do parque, onde aparentemente não há uma alma viva.

Não importa, entro de penetra, tranco a bicicleta numa árvore, o caminho se oferece a mim e meu desejo de explorar.

Um caminho numa floresta de pinheiros desce para um vale em direção ao rio, cuja a canção está se tornando mais imponente conforme a umidade aumenta.

No fundo do vale, tem que seguir o leito do rio, progredindo contra fluxo. O caminho é excelente, líquenes e musgos invadem todas as plantas e troncos à beira da água. Uma bifurcação, caminhos diferentes possíveis, escolho o mais longo, tem que passar por uma colina para encontrar o rio do outro lado. Uma placa indica que as trilhas são proibidas em dia de chuva, pois há 22 travessias de rios.

Quanto mais subo o rio, mais as travessias se tornam difíceis, é necessário pular de uma pedra para outra para não molhar os pés, os pontos de apoio são cada vez mais escorregadios, às vezes uma corda para ajudar, o caminho é extremamente bem sinalizado.

Na primeira pequena cachoeira do lado, paro para tirar uma foto, o tripé balança e o iPhone mergulha ... ainda funciona, mas prefiro desligá-lo. Primeiros socorros, boca a boca, para extrair a água o máximo possível e mantê-lo vivo, e então retomo ao meu progresso.

Quanto mais eu vou, maior a umidade.

Os últimos dois quilômetros são os mais difíceis, mas também os mais impressionantes. Ao entrar em um desfiladeiro, o verde do líquen está agora em toda parte, em todas as plantas, mas também nas rochas, tudo está coberto, exceto algumas paredes verticais, onde a água pingada não é invadida. O solo é muito escorregadio, raízes, pedras e troncos também, realmente precisa prestar atenção onde coloca os pés.

A garganta está se estreitando, o erro é proibido por aqui, sob pena de grandes problemas.

No leito do rio, não é incomum usar três ou quatro pontos de apoio para ir de um tronco para uma pedra ou vice-versa e não terminar de bico na água.

Na chegada, a cachoeira é alta e impressionante, mas é o caminho que tem sido o mais impressionante nessas duas horas de caminhada.

Eu reinicio o telefone para tirar algumas fotos embaçadas, que ainda assim poderão eternizar as memórias e, em seguida, decido retornar, o rio me convida a voltar para sua cama e sentir de novo um pouco de prazer.

A propósito, quando pego um grupo de pássaros desconhecidos, uma mistura de galinha e pato, eles fogem, jogando em seu vôo um staccato pipipipi na divisão temporal da floresta.

O sol está mais alto, penetra nas copas das árvores e ilumina a parte de trás da garganta. Durante a viagem de volta, aproveito a oportunidade para parar sob seus raios suaves e expor o telefone na esperança de que a condensação criada na tela comece a se dissipar.

Visivelmente parece funcionar, durante esse tempo aproveito para relaxar e escutar a floresta.

Sua polifonia é uma verdadeira sinfonia, polirritmia, cadenciada pelo som dos pássaros, insetos e a água, à esquerda o som abafado de uma cachoeira no papel de bateria, na frente do barulho da água que flui e à direita o farfalhar da água nos seixos. No meio de alguns insetos, o chilrear dos pássaros concedidos em sua própria frequência, de acordo com seus congêneres.

Obra prima, deveríamos reservar com mais frequência um tempo para parar e sentir as coisas e não nos deixar levar pelo ritmo frenético de nossa sociedade.

Duas horas de caminhada e mais uma cachoeira. Estou de volta à entrada do parque, onde começo um bate-papo com um guia, que ai final nem me cobra a visita do parque.

As noites com Aline e seus amigos são diversas e boas, música, jogos de tabuleiro, chimarrão no lago, comida, vinho e bom humor para se proteger do ambiente frio.

Meu telefone foi consertado, amanhã já é hora de ir.

Partindo de São Chico, na beira da estrada há araucárias, pinhais e pastos, onde manadas de vacas olham para mim e passam curiosas, talvez devido à minha bicicleta ser parecida com um touro. Engulo os primeiros vinte quilômetros em uma hora para deixar a estrada de asfalto e me envolver na estrada de terra que leva à serra do Umbu, imediatamente me sinto melhor, longe do tráfego rodoviário, com o assobio do vento, os pássaros tomam conta do ambiente nos galhos, nas cercas, onde sabiá, curriqueiro e quero-quero entram na dança, biguá e íbis passam, urubus por perto e encontro até os medrosos caracarás.

Paredes de pedra seca separam os pastos, a vegetação é bastante seca e algumas áreas são queimadas ou em chamas, é como estar no sul da Europa.

Esta estrada é a antiga estrada para o litoral, que foi substituída pela estrada do sol pavimentada, e claro muito mais popular hoje em dia.

De tempos em tempos, um veículo motorizado passa, levantando nuvens de poeira com ele, especialmente quando se trata de um caminhão.

Depois de alguns quilômetros, uma cachoeira e depois uma floresta de araucárias, onde há ainda mais pássaros, o tricolino amarelece com sua pequena creta e a pia-cobra com sua máscara preta de zorro.

A descida da serra no caminho pedregoso e poeirento me leva a Maquiné, onde monto a minha barraca para passar a noite perto do rio, sob um quintal. O local é usado para acampar durante o verão, há banheiros e pias onde tomo um banho de garrafa.

Esta noite, no jantar, há guacamole com algumas fatias de muzzarela, sentadas em uma plataforma, à luz da fogueira.

O vento está gelado, meu lanche terminou, eu me enterro no meu saco de dormir na barraca de lona.