Da estação de Maciambu até Araçatuba, são 34 km pela BR-101 via Sorocaba. Isso me lembra o Jorge, companheiro de viagem de Sorocaba, mas no estado de São Paulo. É louco o número de cidades que tem o mesmo nome em diferentes estados.

Na saída da BR, atravesso a lagoa de Ibiraquera com uma linda luz e sigo para a Praia do Rosa para passar a noite em um hostel que me recomendaram.

Na manhã seguinte chove forte, a pousada parece deserta por causa de uma festa em um bar próximo durante a noite, eu preparo um bom café da manhã e penso nas opções do dia. Boas notícias caem do céu, Evandro me passa o contato de um parente que mora na Praia do Ferrugem, outro lugar que vale a pena o desvio, mas que fica mais ao norte cerca de vinte quilômetros. Elaine, que é prima de Marisa, mãe de Evandro, me convida para almoçar e me oferecer abrigo para a noite.

Eu arrumo minhas coisas e deixo o hostel para pedalar em sua direção, refazendo parte da minha viagem do dia anterior. Apenas um pequeno detalhe, eu não paguei a minha noite e não há ninguém ao redor, vou enviar uma mensagem para o proprietário no final do dia.

Tenho subestimada a duração da viagem, será difícil para mim chegar para o almoço, procuro o condomínio caminho do rei.

Chegando perto do meu destino no topo de uma colina, encontro duas ciclistas, Helen e Letícia, de Curitiba, que percorrem a área durante as férias. Elas amam a minha bicicleta e meu assento para evitar a pressão sobre o períneo. Uma delas é técnica de bicicletas, faz cestas traseiras com potes de tinta, todas sustentadas com câmaras de ar velhas. Criativo e super inteligente.

Elas me contam sobre uma estrada privada esplêndida que me aconselham a seguir quando eu for para o sul. São quase duas da tarde e eu estou sendo esperado pra o almoço. Tenho que deixar essas duas pessoas bonitas para trás. Por acaso olhando para cima durante a nossa conversa eu percebi que a placa do condomínio ao lado da estrada indica o meu destino. Eu ainda tenho que subir um morro íngreme todo pavimentado com pequena parada onde o porteiro pede minha identidade antes de me deixar ir. Vou ter que empurrar uma parte, é muito íngreme, avançando percebo a posição geográfica privilegiada e a classe do lugar, não há nada a dizer.

Elaine me cumprimenta calorosamente e me coloca na mesa para o almoço que ela já comeu com suas duas netas Bruna e Bella. Nós passamos a tarde juntos, uma descoberta rápida e motorizada de Garopaba, a parte histórica e a vista das dunas de Siriu, e depois uma pequena excursão pelo shopping center onde as crianças se divertem patinando enquanto Elaine faz algumas compras.

Aposentada hoje, ela trabalhou mais de 40 anos no ramo da moda, tinha várias lojas no Brasil, no Uruguai e aparentemente tinha um show de moda. Sua casa é encantadora, grandes janelas tornam brilhante a sala de estar e cozinha, sala de jantar, tudo em um, é agradavelmente aerado. A casa fica na terra da família, onde dois de seus filhos também têm uma casa. Uma casa não será ocupada antes de amanhã à noite, eu posso ocupá-la no quarto de visita. Waooo que vista! No topo de um morro, no terraço, a vista é insuperável da lagoa de Garopaba e ao redor.

Depois de escurecer, volto para ver Elaine, os dois cães de guarda que eram tão amigáveis ​​comigo mudaram de atitude e avançaram em minha direção fazendo seu trabalho de guarda, felizmente alertada pelos latidos, Elaine intervém. Ela está fazendo costura, percebo sua expertise e aprendo algumas coisas para os próximos consertos. Nós passamos a noite conversando, comendo um pouco e rindo de várias aventuras que marcaram nossos percursos de vida antes que eu acabasse voltando para a minha área, pela noite.

Ao acordar, os cães já estão rondando perto do meu quarto, eu aprecio a vista, me alimento e depois os confronto na descida. Elaine me deu um guarda-chuva para assustá-los, mas não é muito eficiente, felizmente João, o filho, aparece e chama os cães.

Um café, um bom momento na companhia da energia radiante de Elaine, confiro a transmissão da bike e vou embora para a Barra da Ferrugem.

Praia de surfista linda apesar do tempo nublado onde eu tenho que atravessar a barra com a bicicleta nas minhas costas. Eu já conheço a rotina de desmontar, atravessar o rio e montar de novo os alforjes, mas desta vez a água vai até as coxas, então tenho que tirar minhas calças.

Do outro lado a praia da Barra é esplêndida, eu ainda tenho um pedaço de praia a passar lutando para empurrar a magrela pois a areia é macia demais para poder pedalar.

Na saída da praia começa um bate-papo com uma família antes de pegar um caminho arenoso para me encabeçar na estrada principal e encontrar a entrada do caminho particular, o qual as meninas me venderam a beleza ontem durante nosso encontro.

Para isso só tenho uma captura de tela da rota GPS da área do celular da Letícia. Um pouco de lógica e observação e é suficiente, me encontro na entrada de uma fazenda com esculturas no pasto ao fundo. Um cão feroz bloqueia o acesso ao dito caminho, mas há um carro na frente da casa e decido tentar minha chance e anunciar minha presença. Depois de 5 minutos um homem sai da casa, eu lhe explico que duas mulheres estiveram lá há dois dias de bicicleta e que elas me contaram sobre este lugar maravilhoso, que gostaria de visitar também com minha bicicleta, porém não quero ir sem a autorização do proprietário. Permissão solicitada, permissão concedida, honestidade paga, ele me diz para onde ir a fim de evitar o cachorro e me dá as indicações necessárias para ir à Praia do Ouvidor.

Encontro-me no meio de esculturas de bronze à beira de um lago pequeno, onde há uma espécie de escada de ferro invertida, pintada de vermelho, refletindo na água.

Começa muito bem, conecta partes arborizadas e prados onde há uma infinidade de pássaros íbis, garças, quero-quero e outros ainda, mas também jovens búfalos que se assustam ao me ver chegar por causa do barulho que faz a bicicleta carregada. Eu paro e observo-os por um momento e, lentamente, sua curiosidade faz com que eles se aproximem de mim.

Retomo meu caminho até uma floresta de pinheiros, na saída de outro prado com vacas e novamente uma parte arborizada. O caminho é tão belo como o que me foi prometido .

Eu finalmente chego na praia onde encontro Laiser Martin Junior ao lado de sua bicicleta comendo uma tangerina, chamada bergamota por aqui. Um cara legal, ex-jornalista de Porto Alegre, que mora na Praia do Rosa desde o final dos anos 80 e aluga sua casa durante a temporada. Como sempre rola conversa, troca, há energia bonita no ar, e acaba propondo me mostrar o entorno da Praia do Rosa e me servir de guia. Obviamente eu aceito, nada melhor do que um local para mostrar os cantos legais a descobrir.

A tarde vai fluindo, em boa companhia, me mostra um ponto de vista em toda a baía da Praia do Rosa, então me leva ao extremo da parte sul para caminhar até o topo da colina e ver a baía em seguida, Praia da Luz.

Quando ele chegou havia apenas vinte pousadas, eu entendo porque agora tem mais de 200, o lugar é lindo, mas na alta temporada deve ser insuportável.

Finalmente Laiser me convida para passar a noite em uma dessas casas para alugar, onde decidimos fazer um bom churrasco à moda gaúcha, espetos grandes para comer em um grande prato de madeira, acompanhados de um risoto de legumes .

Ele me apresenta algumas expressões típicas do sul e passamos a noite conversando sobre todos os tópicos que passam por nossas cabeças. De manhã, preparo uma clássica banana de tapioca e doce de leite com um bom café e continuamos nossas belas discussões.

Deixo meu amigo Laiser🙏🏽🙏🏽😃 e volto no meio da manhã para o Farol de Santa Marta, onde devo ficar por dois dias.

Ele me indica um caminho pela Barra do Ibiraquera, mas desta vez a maré está baixa e a passo pedalando, então sigo uma estrada entre o oceano e as dunas, cuja areia devora porções de estradas por causa do vento. Fico de olho no mar porque a época das baleias Franca começou, mas nada no momento, apesar do número de mirantes que marcam o percurso do dia.

Em Imbituba, um porto industrial, há um mirante de baleias, mas dado o tráfego de carga, não deve ser um ótimo local para observação. Após o almoço retorno na BR-101.

No final da tarde chego em Laguna e paro na secretaria de turismo onde eu converso com a garota que trabalha lá. Ela me diz que eu posso observar golfinhos na borda da água e isso é quase único (encontramos este fenômeno em um lugar na África) golfinhos e pescadores trabalham juntos para pegar o peixe. Na verdade, os golfinhos empurram o peixe no canal onde os pescadores esperam e, quando jogam as redes, os peixes ficam presos. Nenhuma fuga, aqueles que escapam das redes se voltam para os golfinhos que aproveitam a oportunidade para se banquetearem.

Decidi ficar aqui a noite.

Sigo para a praia de Mar Grosso, passando pela fonte termal da cidade para encher as garrafas.

A praia é apropriadamente chamada, o vento é forte, o mar agitado, chegando ao final da praia, vejo alguns pescadores no canal, mas nenhum golfinho.

O sol logo vai cair, a luz é linda, eu decido ir até o fim do pontal para curtir os últimos raios, no cuspe das ondas que batem no píer e esporam o caminho, uma delas de repente me acerta no rosto enquanto eu filmo, estou morrendo de rir.

No final do cais que dá em mar aberto, ela balança ainda mais, apenas um pescador com sua vara e um casal enfrentam os elementos. Nas ondas, golfinhos! 🐬 😃

É aqui que conheço Marco e Alexandra, que viajam para Ushuaia com um motor home feito por eles mesmos, que trabalham em publicidade durante sua jornada. Nós trocamos nossos contatos e imortalizamos o momento com um vídeo.

O sol se pôs, é hora de voltar para a cidade, a escuridão se instala e eu ainda não sei onde vou passar a noite.

Diante de mim um homem pedala e quando o alcanço inicia a conversa e me convida muito rapidamente a passar a noite em casa com sua família.

Alexandre recebeu algum tempo atrás um par de ciclistas mexicanos, e adoraria essa vez ter um francês.

Eu aceito, decididamente agora bons planos de acomodação estão se seguindo 😃

Esse gaúcho simpático e amante da vida me recebeu muito bem, me apresenta toda a família e seu amigo Jorge, que empresta um colchão para a noite.

Passamos a noite conversando e bebendo chimarrão, Alexandre prepara cachorros-quentes e Jorge espalha seus conhecimentos, conhece muito bem o entorno e a história da cidade. As pessoas simples e descomplicadas que são muitas vezes as mais amigáveis, abrem as portas, convidam-nos à mesa com o coração aberto e dão-nos uma bela lição de humildade e humanidade.

Depois de uma boa noite de sono na garagem, de manhã com Alexandre bebo Chimarrão e conversamos com um vizinho. Sua irmã prepara Tainha para o almoço. Em seguida me despeço da família e Alexandre me leva na rádio Difusora para uma entrevista ao vivo.

Depois desta bela experiência na rádio nós vamos para a balsa onde eu agradeço meu anfitrião generoso. Em 20km estarei em Santa Marta onde vou encontrar Mônica, os próximos doze dias serão feitos de carro.

Chegando do outro lado pedalo ao longo da lagoa na companhia de garças e martins pescadores, nuvens e vegetação refletiam na água, a paisagem mudou desde Imbituba, as colinas verdes têm se achatado para dar lugar a algumas pastagens e dunas. Eu ultrapasso os 6000 km e o Farol já está no horizonte.