Hoje é dia chuvoso, chove abundantemente e a primeira serra acaba ser um teste de força, chego ao topo depois de várias pausas, empurrando nas partes mais íngremes da subida. Sob o meu casaco de chuva, o calor é intenso, depois de alguns quilômetros meus sapatos estão encharcados e em meus braços corre uma mistura de água e suor.

Eu não me importo, esta noite eu vou dormir no seco, as variações do tempo não têm influência sobre o meu moral e meu estado de espírito.

Às vezes é ainda mais fácil subir uma serra quando a temperatura é mais branda. É bem diferente na descida, com a velocidade as gotas se tornam um tormento para os olhos.

Depois de duas horas, é hora do almoço, eu paro para um prato feito em um lugar seco. Na minha entrada no restaurante, as pessoas olham para mim de uma forma esquisita, não é o rosto dos grandes dias, encharcado que estou, da cabeça aos pés.

Como Jacques Brel disse: "A vida que está chegando - e quem vai embora - nos deixa desconsertados, sem palavras - como cachorros ..."

As baterias recarregadas, eu volto à estrada. Eu ainda tenho 40 quilômetros a percorrer, as pérolas de chuva deram lugar a uma garoa fina detectada pelo meu senso visual, mas imperceptível ao meu sentido tátil, até mesmo a minha roupa de chuva não é mais essencial.

Na minha frente, pequenos pedaços de azul começam a ocorrer no ambiente cinzento, o que me deixa feliz.


Termino o percurso sob a graça solar até a Riviera de São Lourenço, ponto de parada dos próximos dias.

Está feito! Mais de 4500 quilômetros percorridos na minha magrela gorda desde a minha partida! O primeiro loop desta aventura brasileira está completo.

Um pouco mais de três meses depois da minha primeira visita, me vejo no mesmo lugar, fechando esse lado triangular entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Pode-se perguntar por que eu pareço estar sempre na mesma zona, mas nada me pressiona nesta turnê mundial, sem itinerário, apenas encontros e energias importam. Se falamos de distância, os últimos dois meses permitiram que eu viajasse por uma área mais ampla do que a França.

Em poucos dias retorno a São Paulo para acertar os detalhes que ainda me ligam à sociedade administrativa e fiscal.