Rio Grande, hoje de manhã, no sinal vermelho, conheço uma senhora muito simpática, ela e o marido são os felizes proprietários da garagem na esquina da rua onde minha magrela permanece em segurança após uma boa conversa, permitindo-me tomar um café sem me preocupar com a bicicleta e suas cargas.

Quando volto, eles me indicam o caminho mais seguro de chegar a Cassino, passando perto do porto industrial. Rio Grande, que estava no auge em 2009, quando o centro naval estava em plena atividade, agora perdeu o brilho devido ao aumento do desemprego desde 2013. As enormes pontes usadas para a construção de plataformas de petróleo estão abandonadas, o polo entrou em desuso após 2013 por dois motivos, principalmente: os casos de corrupção que abalaram o PT (partido trabalhista) e a concorrência chinesa com seus custos de produção imbatíveis.

Cassino também é conhecida por ser a maior praia ininterrupta do mundo, dependendo da fonte, seu comprimento varia entre 212 e 254 km, é possível pedalar na praia até a fronteira com o Uruguai quando o vento é favorável.

Na estrada, uma pequena loja de peças para motocicletas, aproveito a oportunidade para comprar uma cobertura para a lanterna traseira, com a qual faço uma gambiarra usando fita colante e braçadeira para adaptá-la na bicicleta e substituir a que perdi ontem em algum lugar da estrada.

Depois de vinte quilômetros, chego a William, que me hospeda por meio de « warmshowers » nos próximos dias. Ele acaba por ser um irmão super bacana e interessante, professor de ioga, entusiasta de artes marciais, piloto de drones e cicloturista, a ponto de começar uma nova aventura. Durante minha estada de 15 dias, compartilharemos muitas refeições e discussões sobre os temas da vida, espiritualidade, novas tecnologias e seus desvios e dependências, transhumanismo, o colapso do sistema capitalista, Krishna Murti, nossa conexão com o universo, e assim por diante.

Will me empresta um pequeno apartamento na garagem abaixo da sua casa, me recebe como se fôssemos amigos de longa data, novamente existem poucas palavras para expressar minha gratidão.

Em Cassino, também conheci Cristhiane, professora de arte que me motiva a continuar a fotografar, João, que eu encontro conversando na rua, guitarrista aposentado, fã de jazz com quem toco algumas notas. Ele me apresenta Henry, descendente de um pai francês, faz-tudo, que trabalha na modificação de um veleiro de alto mar com tração retrátil para adaptá-lo à lagoa rasa que fica atrás de sua casa. Sua oficina, a caverna de Ali Babá !!!

É hora de finalmente consertar a gambiarra do meu farol com ferramentas reais e fazer alguns retoques na bicicleta.

E depois há Rita, linda como um sol, como diria Jacques Brel, uma encantadora morena, com três filhos, vovó gulosa desde os seus 35 anos de vida. Que energia!

Visitamos Pelotas e a charqueada São José, antiga produção de carne seca da região e altos locais de escravidão durante dois séculos e meio.

Encontro-me novamente nos passos de Auguste de Saint-Hilaire, que foi anfitrião da charqueada na primeira parte do século XIX, os duzentos anos de sua passagem serão comemorados no próximo ano.

Esse escritor aventureiro, naturalista, também descreveu as terras do sul como terras do vento.

A França, que ainda era reconhecida por sua educação e grandeza na época, recebeu os filhos dos grandes proprietários de terras e pessoas das classes altas.

Quando os jovens voltaram com a educação francesa, eram vistos como sendo maneirados ou homossexuais porque seu comportamento contrastava com as maneiras rústicas dos tropeiros ou gaúchos acostumados a viver ao ar livre.

No entanto, o velho clichê sobre os franceses que não tomam banho ainda existe, embora seja, do meu ponto de vista, contraditório com as pessoas tratadas e consideradas afeminadas. Provavelmente é desse período que vem a expressão "tri bom" usada no sul e que parece como o « très bon » francês com sotaque brasileiro.

No final, choveu bastante nesses 15 dias, mas isso me permitiu descansar, recuperar o atraso do blog, atualizar meu trabalho fotográfico e arrumar a papelada administrativa.

Sempre que o sol estava no jogo, aproveitava para ir até o final do píer sacudido pelo vento, perto do porto industrial, ou dar um passeio na praia no domingo com Will para tirar algumas fotos do céu.

Impressionante a quantidade de veículos que circulam na praia, em algumas porções os carros ficam estacionados um ao lado do outro e as pessoas desfrutam churrasco, Chimarrão, jogos de praia, pipas, etc., todo mundo tem seu estilo dia com aromas de verão.

E então, como sempre, chega a hora de zarpar para o sul, com pouco vento na terça-feira e grande céu azul, Rita se foi, um último brunch com Will e volto à vida nômade. São 13h. Vou ter que percorrer 90 km antes de colocar minha barraca perto de um posto de gasolina, sem ter apreciado o belo pôr do sol na Lagoa Mirim.

Na beira da estrada, há centenas de pequenos roedores tomando sol ou comendo grama.

Muitas vezes eu os ouvia na grama, mas hoje com as valas inundadas eles estão lá, ao alcance da roda, a poucos metros.

Geralmente eles fogem no meu caminho, mas às vezes as condições fazem com que eles não percebam minha presença, eles me deixam um tempo livre para observá-los, estudar e apreciar seus comportamentos e atitudes de pequenos animais selvagens. Entre seres selvagens, a corrente flui ... 😂

A reserva ecológica de Taim está pronta para me acolher ...

Hoje de manhã, passo duas horas batendo um papo no posto ao lado do qual armei minha barraca durante a noite.

Reginaldo, o motociclista cheio de boas vibrações, compartilha seu gosto pela liberdade e pelo bem-estar que cultiva-se em nós, dois agradáveis ​​e fortes aposentados transbordando de bom humor e, finalmente, um casal que gosta de pedalar no tempo livre. Já são 11 horas, quando eu pego a estrada e em menos de uma hora eu me vi perto da Reserva Ecológica do Taim. Começam zonas húmidas onde dabbles um rebanho de vacas que pastam na folhagem verde suspensa por uma marinha água azul, que contrasta com o azul do céu, do outro lado da estrada um tachã, chauna torquata pelo nome científico, está empoleirado no topo de uma árvore morta, no meio do pântano.

Começa bem!

Mais de um quilômetro e já é o início da reserva, nas laterais um monte de capivaras, os maiores roedores atuais, garças, ibis, João Grande, biguás em grandes números, a vegetação é esplêndida, cores ricas e contrastes servem como uma separação entre as diferentes bacias, lagoas e canais.

Uma combi VW aparece de repente com um casal brasileiro viajando há dois anos, vibrações puras, sons de violão, eles enchem minhas malas de comida, me oferecem uma carona, mas com razão, apesar do vento contra, recuso.

Hoje foi show de bola, é para viver dias assim que foi tomada a decisão de viajar o mundo de bicicleta.

Este lugar é espectacular, que privilégio andar aqui de bicicleta, parar em qualquer lugar, a qualquer momento, para observar a vida selvagem, enquanto os veículos motorizados que passam com muita velocidade têm apenas uma visão geral e fugaz para sentir o lugar.

Que prazer observar estes João-Grandes que vão e vêm com os pés na água em busca de comida, um deles pega uma cobra que luta pela sobrevivência e enrola-se ao redor do bico, o pássaro a libera várias vezes, mas a pega direto com o seu bico na água, cansa o réptil e acaba engolfando-o, é um show ao vivo da National Geographic.

Interessante ver como as espécies coexistem para sua segurança, sua sobrevivência, a fim de se protegerem de qualquer perigo potencial, como um ciclista por exemplo.

Tachãs parecidas com patos e gansos geralmente ficam em pares e fazem uma pergunta um ao outro para alertar sobre a presença de um intruso. Os diferentes casais da zona também participam e respondem à conversa codificada se também detectarem uma ameaça ou permanecem em silêncio, no caso contrário.

As capivaras, grandes mamíferos sociais semi-aquáticos, também trabalham com sua segurança em grupos, o vigia ou aquele que detecta um perigo potencial alerta gritando, quando estou perto, todos eles mergulham, exceto aquele que me viu, ele continua me observando, grita a cada movimento da minha parte e dá um grito de advertência antes de mergulhar para sempre.

Quando a ameaça está mais distante, todas as capivaras a uns trinta metros reagem ao grito e congelam em uma posição semelhante a dos pequenos roedores que estavam na estrada ontem, à espera de um outro sinal para mergulhar nas águas do pântano, aqueles que estão mais longe continuam a cuidar de seus afazeres. Qual é o fator que os leva a responder ao sinal de aviso ou não? A distância ou a tropa da família?

Quando eu fico parado por dezenas de minutos, os animais não se sentem mais ameaçados e retornam ao seu comportamento normal, novamente é um show da National Geographic.

Várias aves de rapina postadas na mesma árvore, centenas de biguás tomando sol em uma ilha de terra, etc.

Que dia, sozinho ele justifica os quilômetros percorridos contra o vento.

Onde se passaram as quatro horas que levei para percorrer esses 15 quilômetros ...?

A natureza é o mais belo dos poemas, um lirismo sensorial que só precisa ser vivido e que é suficiente para si, além de qualquer vocabulário.

Basta abrir os olhos, observar, absorver, inspirar-se, sentir sua grandeza.