O tempo oscilatório voa na velocidade de um pássaro celeste, do qual eu roubo uma pena para escrever algumas linhas.

No Uruguai, muitos entendem e falam português, uma espécie de país de transição que oferece um período de aclimatação para quem busca a aventura no sul.

Aqui as pessoas me percebem como um fransileiro, uma mistura de francês e brasileiro no meu modo de ser, comunicando e interagindo.

A hospitalidade se repete ao longo do caminho, minhas malas vão de cabanas em cabanas, é bom porque o tempo está bastante caprichoso, muita chuva ultimamente e uma temperatura fria o suficiente, sem wifi, mas isso não é um problème, uma conexão gratuita sempre está disponível perto das escolas.

A estância balneária de Paloma, com suas charmosas casas de telhado de palha, foi minha primeira parada depois de Valizas. Diego, um argentino que viajava de bicicleta solex veio me encontrar para compartilhar uma boa discussão sobre a inteligência do coração. Sentir as coisas de maneira natural com o ser e o coração, sem o filtro do intelecto. Presos no sistema, muitas vezes vivemos coisas cerebrais demais, isso nos faria esquecer que nossa humanidade profunda fugia sob nossas conchas egocêntricas?

Compartilhando alegria, bom humor, sorriso largo, coração nos lábios, num motorhome registrado na França, estacionado no lado inferior, Laila e Patrice atravessaram o continente americano por dois anos e meio em seu veículo convertido, conforto de luxo para um ciclista que muitas vezes dorme sob as cobertas da barraca.

A cada velocidade de cruzeiro, encontramo-nos algumas horas mais tarde a caminho de Caracol. Instalei meu acampamento perto da casa do leme até a manhã seguinte para passar algum tempo com essa dupla amigável do Mediterrâneo.

No mesmo dia, mais adiante, dois ciclistas franceses, Isabelle e Bruno, que pedalam o mundo por quatorze anos, 170.000 km e 120 países, tudo é possível quando você realmente quer, o caminho ainda é longo, sempre mais longe, aventura sob minhas rodas ...

A noite será passada sob a tenda à beira da floresta. Ao acordar, chove, tudo já está molhado, hoje terei que pedalar mais de 100 km na chuva para chegar à Fernanda, encontrada em Cabo Polonio, que me alojaria nos próximos dias chuvosos e tempestuosos. Neptunia será meu ponto de partida, uma cabana de madeira para mim, Fernanda trabalhando à noite, um violão, cachorros que me adotam imediatamente.

Padaria de iniciação e primeiros pães artesanais, quando a chuva está calma, é hora de fazer uma primeira visita em Montevideo.