Esta manhã eu acordo muito cedo, esperando levantar o pezinho da magrela o mais cedo possível. Ao preparar meu café da manhã com farinha de aveia, frutas frescas, frutos secos, canela, chia, doces de leite e chá quente, começa uma conversa com Eloy, o homem que me alugou um pequeno quarto para a noite por um preço bem baratinho . Ontem encontrei este lugar por acaso, vendo uma placa "amigo quartos". Eloy morava em São Paulo, seguindo o estilo “homem apressado”, mas há dois anos se instalou no litoral para aproveitar o tempo e viver de maneira simples.

No final já são 10:30 quando deixo meu host. A algumas centenas de metros de distância, já estou conversando com um grupo de ciclistas, "pedal entre amigos", de Santos, que está prestes a pedalar naquela direção. Eles me convidam para participar da foto do grupo e me carregam com boa energia para o dia.

Depois de alguns quilômetros de ciclovia ao longo da praia, de volta para as ruas de paralelepípedos e em seguida de volta à praia, a maré baixa deixa a areia firme o suficiente para suportar o peso da bicicleta, carregada até o pescoço.

Depois de duas horas é a pausa para o almoço em Itanhaém. Biking na praia durante esta época do ano é muito agradável, poucas pessoas, algumas pipas, pescadores, alguns banhistas, as pessoas que se aproveitam dos terraços ou quiosques animados pelas múltiplas tendências musicais brasileiras, o som das ondas, alguns microlights voando sobre a praia, então o retorno das ondas ...

Entre Itanhaém e Peruíbe, dunas e vegetação impedem que eu vá, e devo voltar ao eixo principal da BR101 por alguns quilômetros, felizmente, o acostamento é grande o suficiente.

Finalmente uma passarela que me permite atravessar para o outro lado da estrada e sair ao mesmo tempo. Encontro-me novamente à beira-mar conversando com um jovem ciclista e com Paulo, que declara ser "um ciclista negro, vestido de preto em uma bicicleta preta", que também tem um antigo Peugeot, ainda soberbo. Termino minha viagem de um dia em sua companhia e depois ele me indica uma pessoa para encontrar hospedagem. Acabo na casa do alemão que é de fato um descendente de colonos holandeses de Pernambuco.