Hoje é a última etapa, pensei em pegar o asfalto porque a vista montanhosa é supostamente mais bonita, mas nesta manhã eu bati papo com Chico, que conhece a área desde os anos 60.

Ele me convenceu que em vez do conforto do rolamento no asfalto e tumulto das pessoas motorizadas e com pressa, o caminho da natureza, do cheiro do capim-limão, da lavanda e dos antigos que sabem viver o tempo. Então, de volta à estrada real e como esperado, nas montanhas de Cunha, em meio às suas trilhas e cachoeiras se encontra a paz e tranquilidade que engrandecem o espírito de quem as cruza.

Após 30 minutos e algumas subidas íngremes sob o sol, brotam gotas de suor na minha pele que brilha em mil luzes. Depois de uma hora, minhas roupas estão encharcadas de tal forma que você pode pensar que estou com incontinência.

Mais uma vez o jogo vale a pena, ninado pelo fluxo da água e a música do rio, eu me aproximo devagarinho da cachoeira do pimenta. Ela aparece-me à distância, após uma subida íngreme que eu termino na sombra das araucárias. Ela é barulhenta e imponente, eu pretendia relaxar lá quando um chuva pesada me pega e me força a procurar refúgio em uma antiga fábrica de produção de energia abandonada desde 1973, que agora serve como uma lanchonete atendida por Lidiane e seu filho.

Depois de mais de uma hora de grandes gotas de chuva, o sol volta. Tenho pelo menos 40km a percorrer e é hora de pegar a estrada, mas ainda assim decido mergulhar na água agitada e revigorante.

O mais difícil está esperando por mim, mas eu não sabia disso ainda. A chuva deixou as estradas de terra vermelhas super escorregadias e as rodas agora têm grande dificuldade para aderir, muitas vezes tenho que empurrar os quarenta quilos de minha magrela e esperar aparecer algumas pedrinhas para poder pedalar. Eu alterno entre os dois modos de progressão. O caminho está quebrado, íngreme e escorregadio, no meio eu encontro um grupo de uruguaios em uma van Volkswagen que me permite recuperar o fôlego.

Todo molhado de suor, levei quase quatro horas para percorrer os primeiros 25km. Já são 16h e a subida não acabou, ainda restam 35km mas felizmente eu mudo logo depois para o asfalto para chegar ao topo da montanha.

O céu está coberto em nuvens negras e a tempestade não está rosnando muito longe, mas eu consigo passar entre as gotas. Está obviamente chovendo do outro lado da montanha.

A cachoeira do Mato Limpo chega, dou um tempo lá antes dos últimos três quilômetros de subida, curtindo um bate-papo com um casal que viaja de moto em direção a Trindade.

Entro na camada de nuvens e passo dos 1450 metros de altitude, infelizmente eu poderia apreciar a bela vista de Paraty apenas 950 metros abaixo.

A descida de dezoito quilômetros será no nevoeiro, em calçadas molhadas. Batem os pulsos e uma das minhas malas decide ir embora.

Eu pego o equipamento, nada quebrado, e continuo a descida por um tempo e então chego ao final da estrada real, à noite.

É isso aí! 850 quilômetros depois de Ouro Preto, termino o antigo caminho do ouro e dos pioneiros. Nenhum ouro, mas quantas riquezas compartilhadas!

Vou aproveitar o fim de semana em Paraty e depois abrir a página seguinte em direção a São Paulo .... A aventura continua ...

Hoje à noite brindo com vocês amigos, sabores do licor de cachaça de banana 🥃🍹🍻