Depois de um café da manhã bem gostoso é hora de pegar a estrada, a BR 101 por uma boa parte, quanto mais eu chego perto de Florianópolis, mais o trânsito se intensifica e ganha em perigo. Carros começam a ultrapassar por todos os lados, mas não há como encontrar uma rota alternativa para o momento. Josiane, que me receberá no final da tarde, me deu algumas dicas para facilitar a minha chegada e atravessar a ponte mais facilmente para acessar a ilha. Paro em vários postos de gasolina para me informar e sair desse tráfego furioso o mais rápido possível. Não é tão óbvio, apesar de tudo a missão acaba bem-sucedida, chego em Florianópolis pela ciclovia do litoral norte, onde converso com um idoso simpático que sonha em se instalar na Bahia.

A ponte Hercílio Luz, construída na década de 1920, está agora em plena reforma e cercada por 6 enormes guindastes, majestosamente expostos à distância. A ciclovia passa bem perto sob a ponte de Pedro Yvo Campos onde há um corredor de veículos leves decorado com grafite ao longo da parte principal da ponte.

A ciclovia continua do outro lado da ilha em direção ao litoral norte. A primeira impressão ao chegar nesta ilha é bastante decepcionante, especialmente devido ao tráfego sobrecarregado e à forte urbanização.

Pequeno lanche em um banco para apreciar a vista da ponte Hercílio Luz e pedalar pela ciclovia até a "Ponta do Recife", antes de retornar ao trapiche da beira mar de onde partem os barcos turísticos. Por toda parte, passarelas de madeira para relaxar, aproveitar a paisagem e os aparelhos de ginástica públicos. Tenho um encontro na área com Josiane no final da tarde.

Desmonto a bicicleta e vamos para a casa dela no bairro do Rio Vermelho, localizado ao nordeste da ilha, onde lhe cozinho um saboroso curry de massa fresca com leite de coco e legumes frescos que curtimos com uma taça de vinho. Ela me oferece o quarto do seu filho Daniel, super simpático, que chega logo depois com a  companheira. Josi é um amor de pessoa, padeira, ela faz com suas próprias mãos vários produtos com fermentos naturais de qualidade na oficina ao lado de sua casa, consumidores de produtos frescos incondicionais fazendo seu próprio composto, ela conhece bem a sua ilha, sempre pronta para ajudar seus convidados e tem um monte de boas dicas, ela é cheia de energia e pedala também. Nós planejamos fazer um passeio agradável no dia seguinte para começar a descobrir o que Floripa pode oferecer. Em geral, ela acorda muito cedo por causa de sua profissão. No sábado à noite ela saiu de casa para pedalar no dia seguinte com amigos, perto de Orleans, e acabou encontrando outra solução para me hospedar. De manhã ela me apresenta Evandro, outro irmão que pedala e que passa pela casa da Josi no caminho do seu treino. Nós batemos um papo, sua especialidade são as provas de longa distância, está prestes a ir à França enquanto escrevo estas poucas linhas, para a prova Paris-Brest-Paris, 1200 km em um máximo de 90 horas. Finalmente, Evandro conta que acabou de fazer uma reforma no apartamento acima de sua casa e me oferece para ficar lá o tempo que eu quiser. Eu me comprometo a fazer uma limpeza geral do apartamento em troca.

Ele nos deixa, sai com Josi para pedalar em direção ao bairro Fortaleza da Barra onde vive Evandro e sua companheira Eliane, grávida de 7 meses da pequena Alicia. Deixamos nossas magrelas e depois atacamos o caminho da Galheta que oferece vários panoramas esplêndidos na ilha de Florianópolis, incluindo um ponto de observação dos equinócios.

Em seguida passamos pela praia da Galheta, praia nudista especialmente para homens que gostam de homens. Isso não me deixa confortável, coloco meu calção de banho e mergulho na água fria enquanto Josi relaxa deitada em sua canga. No meu retorno, um exibicionista mostra seu pau e faz seu showzinho, mas vendo que não estamos interessados, ele se veste e recomeça o seu show quando um novo grupo chega. Finalmente passamos pela praia do Molle antes de voltar. Um pouco de cerveja na estrada, algumas fotos divertidas e chegamos à casa do Evandro.


Volto de bicicleta para Josi, onde pego minhas coisas antes de fazer o caminho inverso para me instalar no apartamento que Evandro me empresta para os próximos dias, enquanto Josi vai fazer sua viagem de bicicleta. Conversamos a noite toda, o dia seguinte é nublado, vamos dar um passeio na barra da praia antes de comprar tainhas com ovas, os peixes estão planejados para o churrasco com os amigos de Evandro e Eliane.

Churrasco no domingo é quase uma tradição no Brasil.