Puerto Natales, atracando, desembarcando com a bicicleta, algumas pedaladas na cidade, depois uma barraca na casa da Lili, onde encontro Noemie e Chedli, que se encontraram na balsa. Tomamos um aperitivo para celebrar as boas novas do dia com Miguel, chileno que morava na França e Jenny, australiana. Depois vou encontrar os italianos para um delicioso jantar de despedida. Após alguns dias de viagem compartilhada, frutos do mar, peixe e vinho branco no cardápio.

Fim da noite na companhia de aperitivos alcoólicos em uma cervejaria artesanal para cantar à capela no pátio dos clássicos colombianos com um copo de vidro como sino e os azulejos como percussão, enquanto saboreamos um pisco sour.

Por volta das 2 da manhã, retorno alcoólico, corpos abraçando-se sob a tenda antes de dormir por algumas horas. De manhã cedo, vou aos escritórios da Transbordara do Sul para comprar uma passagem de ferry para Puerto Williams, a cidade mais austral do mundo, do outro lado do canal, ao sul de Ushuaia; lotado, o plano desmorona!

Retorno ao albergue para comer algo e reservo um tempo para um dia de descanso.

Finalmente, conversando, eu descobri que há 20 lugares restantes à venda nas últimas 24 horas antes da navegação, são mais de 11 horas da manhã, tenho um dia e meio para pedalar 250 km.

Coisas dobráveis, manutenção mecânica da bicicleta e algumas compras depois, partida para Punta Arena, são 13h, teremos que pedalar pesado ...

O céu é azul, carregado de pequenas nuvens brancas de algodão, dando-lhe mais estrutura, o vento está presente, mas a meu favor na maioria das vezes.

A paisagem lembra a da estepe argentina, na parte inferior das flores, margaridas, dentes de leão, flores silvestres, púrpura silvestre, trigo dourado, vegetação reduzida, arbustos e pequenas árvores cobertas de líquen, sinal de ar puro. Às vezes, em alguns lugares, o prado é completamente vermelho, coberto com essa grama em que as ovelhas se deleitam, na frescura da manhã há tons de rosa contrastando com os pastos mais verdes.

Ao fim de 5 horas, já pedalei 110 km, e mais 3 km além da barreira de 10.000 km percorridos desde a minha partida. Pequena pausa!

A estrada agora está se movendo ao vento e a história muda completamente, contra o vento ou contra o vento, você precisa lutar para avançar dolorosamente.

De repente, um rebanho de guanacos de cerca de quinze indivíduos aparece a poucos metros de distância, um dos pequenos brinca alegremente ainda não tendo notado minha presença, enquanto os adultos me observam passar com minha bicicleta touro.

Os últimos quilômetros são frequentemente os mais difíceis, fadiga, pernas pesadas, a luz do dia diminui lentamente, as nuvens cinzentas escurecem anunciando a chuva, o que acentua a dificuldade deste final do dia. Por volta das 21h, um refúgio à beira da estrada, é bom pois eu estou encharcado. Já com 145 km de percurso, um russo encontrado no dia anterior já está meio dormindo, um fogão e lenha me permitirão secar minhas coisas.

Cansado demais para cozinhar um bom prato, um sanduíche de abacate e alguns feijões pretos aquecidos no fogão me servirão como refeição.

Colchão colocado em uma placa de madeira, é hora de descansar algumas horas.

O russo acorda cedo, então eu faço o mesmo e aproveito o céu colorido que rima com o nascer do sol nos pampas. A vantagem de pedalar de manhã cedo é que o vento ainda não aumentou.

Villa Tehuelches fica a apenas 5 km, mas tudo está fechado, terei que pedalar os 100 km restantes com menos de um litro de água, felizmente será o suficiente.

Andús, uma espécie de pequeno avestruz, alimenta-se à beira da estrada, são bastante ferozes, mas ainda consigo me aproximar alguns metros antes de continuar meu progresso na bela luz da manhã.

Pedalo os 100 km e às 13h, 24 horas após a partida, tenho o bilhete no bolso, em direção a Puerto Williams, a cidade mais austral do mundo, embarcando amanhã às 17h.

Enquanto isso, uma noite no Backpackers parece um paraíso e algumas horas para passear pela cidade. No albergue, pessoas legais de todas as faixas etárias e israelenses irritantes, barulhentos e desrespeitosos. Obviamente, a formatação e lavagem cerebral que eles sofrem no exército danifica!

Tendo que voltar à cidade em menos de três semanas, perdi alguns quilos para viajar mais leve.

Finalmente, na hora de embarcar, os francês representam a grande maioria dos passageiros, mesmo que misture nacionalidades, outros dois ciclistas, brasileiros, estão navegando na mesma rota.

Primeiro contato e confraternização instantânea com Eva, que pedalava um pedaço da estrada sul antes de desistir e vender sua montaria, como exigia seu corpo e mente, mal acompanhada e desgastada fisicamente pelas estradas esburacadas em chapa ondulado.

Na verdade, é difícil viajar com as pessoas certas, na estrada as máscaras caem muito rapidamente.

Conversamos boa parte da viagem, também com Isabelle, a bela pediatra de binóculos Zeiss e seu marido Félix, de origem chilena, Aude, a mãe viajando sozinha e sem deixar nada ao acaso, Javier, o espanhol, guia turístico em Menorca e os dois brasileiros Rosangela e Edson, viajando juntos por um mês, o que me permite encontrar alguns sabores e vibrações deixados para trás há alguns meses.

Os fiordes são muito bonitos, mais minerais do que no norte, o clima é mais ameno, os animais aquáticos e voláteis mais presentes, albatrozes, focas, pinguins, uma baleia ao longe, a mãe natureza está esperando por você, a água negra dá à paisagem o fim ou o começo do mundo, dependendo do ponto de vista.

Os lugares míticos dos marinheiros e a história estão ligados, desde a saída do Estreito de Magalhães até a região de Cape Horn, através do canal Beagle, as geleiras da cordilheira de Darwin, azuladas, impressionantes, imponentes, mas atrofiadas pelo aquecimento global, encrustadas ou suspensas nas rochas cinzas e minerais, destilando suas águas frescas no Oceano Pacífico.

Em alguns lugares, nas águas mais calmas do canal, a paisagem é espelhada.

E então chega a hora de atracar em Puerto Williams, são duas da manhã, os três ciclistas se reuniram e estão procurando um lugar para acampar, um local encontrado no mapa na periferia da cidade não é adequado, continuamos um pouco mais para entrar em uma estrada de terra que nos leva às alturas. Depois de alguma prospecção, montamos nossas barracas na única área aberta visível no meio da noite, úmida, mas mais ou menos plana. Boa noite!