Hoje de manhã as pernas estão pesadas, os 144 km de ontem deixaram vestígios, levo tempo, o vento virou durante a noite e devo enfrentá-lo novamente pela frente, felizmente faltam apenas cerca de vinte quilômetros até Carmen de Patagones, onde Melany deve me receber.

Ainda não tenho o ponto de encontro, terei que encontrar um wifi em algum lugar ao chegar à cidade.

A ruína que usei como abrigo foi uma antiga escola rural, carregando a bicicleta com as malas, duas horas depois chego ao portão da cidade, passo pela velha ponte levadiça inaugurada em 17 de dezembro de 1931, da engenharia alemã que operou até 1957 com um sistema de contrapeso hidráulico. A ponte levadiça não funciona mais, seria necessário voltar para a qualidade alemã, pois entre as duas guerras a realidade deveria ser outra.

Do outro lado da ponte, ao longo da cabana Rio Negro, chegamos ao posto de turismo Viedma,

O rio faz a separação entre a província de Buenos Aires e a do Rio Negro, entrada oficial da Patagônia.

As informações obtidas, a conexão wifi, o destino do dia agora são conhecidos, de volta aos meus passos por alguns quilômetros, onde Melany e Paula me esperam, duas jovens estudantes cheias de vida e energia, que me recebem antes de ir para a prova delas.

Passagem pelo supermercado local, hamburgueria caseira, birra (cerveja) e uma grande salada compartilhada com Ramon, seu colega de faculdade que tem a minha idade. Tempo apenas para engolir a comida, eles têm que ir para o exame, enquanto eu silenciosamente desfruto de um bom banho.

Uma hora depois, eles já estão de volta, está um clima bonito, na direção do centro da cidade em estilo colonial e depois caminho pelas margens do Rio Negro.

Na casa de Melany há movimentos de amigos chegando, tem muita gente, Leonel, triatleta aparece e depois Elton com um violão, Paula também traz o dela. O assado tradicional acompanha nossas animadas discussões e, claro, depois de um tempo as guitarras produzem novas ondas sonoras que atravessam a sala, a atmosfera é boa.

Na manhã seguinte, uma aula particular de português para Melany se preparar para a prova da tarde. Ramon chega para almoçar com a gente, vão para a sala de aula para o exame de português, do meu lado da estação tento encontrar uma solução para o transporte da bicicleta no trem patagônico, mas também me permitir ir ver as baleias em Puerto Pirámides.

15h10. Os escritórios acabam de fechar, de volta ao apartamento onde estou esperando a pequena tropa de ontem que prometeu me levar a El Cóndor, um pequeno resort à beira-mar, a cerca de trinta quilômetros de distância.

O vento, quase normal na Patagônia, terra do vento, esta particularmente violento hoje, tanto que tenho que esquecer o banho de mar, em direção ao topo da falésia, onde fica o memorial dedicado ao lutador das ilhas Malvinas que o império britânico roubou nos anos 80.

Há também a maior colônia do mundo de papagaios barranco, caracterizados por sua cor verde escura, comportamento tumultuado, inquieto, girando ao vento na beira do barranco. Essa espécie é encontrada apenas na Argentina e no Chile, e é considerada em perigo de extinção porque, por perseguições incessantes, é considerada uma ameaça às plantações e infra-estrutura. De fato, esses papagaios gostam de pousar em linhas de transmissão de energia para roê-las.

Mate, na beira da praia, posicionado em um pequeno local protegido do vento, fazemos embaixadas com a bola, não vamos esquecer que a cultura do futebol é enorme aqui e que sempre há uma bola por perto.

Uma brincadeira de fotos com os amigos, em seguida, retornamos à Melany, onde o vinho volta a fluir, as cordas vocais vibram em coro e depois em uníssono com as das guitarras.

Iniciação ao jogo de cartas argentino chamado de "trucos", problema técnico na bicicleta e troca da roda traseira, o pneu aberto na banda lateral, terminado o reforço da roda, será necessário prestar um pouco mais de atenção aos riscos de furar. Ainda alguns belos momentos na companhia de Ramón e Melany, depois, domingo de manhã, desapareço sem fazer barulho. Melany, que está de volta ao amanhecer, dorme profundamente, o ônibus para Puerto Madryn fica a mais de uma hora a pé. Deixo minha bicicleta e a maioria dos meus pertences, volto quinta-feira para recuperar tudo isso, sexta-feira será necessário embarcar a bicicleta no trem em direção a Bariloche e à Cordilheira dos Andes.

No final da tarde de domingo, chegada a Puerto Madryn, capital nacional do mergulho, Deby, que deve me receber,  mora do outro lado da cidade, a cerca de 4 km do terminal de ônibus. Passagem à beira-mar com uma sacola, a barraca e uma sacola pequena, não ideal para caminhar, mas dou um jeito.

Um grupo de mulheres milita contra as perseguições ao ritmo de Candomblé e canta em protesto, a marcha segue seu curso, paro numa agência para  buscar algumas informações. Devido à previsão do vento, terei que ir amanhã a Puerto Pirámide, do outro lado da península de Valdés, para poder observar as baleias.

Depois de uma boa hora de caminhada, Deby me recebe, cientista, desenvolve um algoritmo para reconhecimento automático de cetáceos na região, adora natureza, escalada, camping, conhece a região e muitos lugares que estarão no caminho nas próximas semanas.

Ao compartilhar o jantar e uma boa cerveja, ela me dá um pacote de boas recomendações, é quase uma da manhã quando vamos para a cama, inauguro o novo sofá-cama com um colchão novo, durmo como um anjo, até o início da manhã. Sem fazer muito barulho, eu me apronto, depois pego minhas coisas, sem esquecer de cumprimentar Deby, que ainda está meio adormecida em seu quarto. Uma boa hora de caminhada está me esperando no terminal de ônibus, depois de 500 metros uma van vira a esquina, a ideia germinou imediatamente de que poderia me levar no caminho, transmissão de pensamento, Herman sentiu e parou sem eu sequer acenar. Dez minutos depois, me encontro ao lado da rodoviária, tenho tempo para fazer compras para minha pequena viagem na península.

No ônibus encontro Paula, secretária de turismo, uma vez que o gelo está quebrado, rimos o tempo todo, isso também me dá uma boa dose de informações úteis sobre as empresas que navegam para observar as baleias, além de uma opção de descobrir a área para Mountain bike.

Chegando já é quase meio dia, o tempo está perfeito, sol, calor e muito pouco vento, como anunciado, o dia perfeito para observar.

Direção da empresa recomendada por Paula, não há mais espaço a bordo, no entanto, duas pessoas ainda não se apresentaram para embarque, sou convidado a esperar um pouco, tempo para comer meu sanduíche, passo um colete salva-vidas, direção à praia.

Além das baleias Franca do Sul, a península abriga uma colônia de focas-elefante, os maiores golfinhos, orcas, pingüins, vários tipos de corvos-marinhos, gaivotas, petréis gigantes, um pequeno paraíso para quem gosta de observar vida selvagem.

Uma das características dessas baleias são calos nas cabeças. Eles são cinzentas, mas a presença de crustáceos chamados Ciamides ou piolhos de baleia, fazem com que pareçam brancos. Eles medem entre 12 e 15 metros, seus bebês nascem com um comprimento de 4 a 5 metros e crescem a uma taxa de 3 cm por dia, pesam entre 30 e 50 toneladas e entram na área para aproveitar as águas calmas para se reproduzir.

Eles têm dois canais de respiração, expelem o ar e caracterizam o vapor em forma de V, sua cauda pode atingir 5m e ajuda a impulsioná-los a uma velocidade de 15 km/h, mas geralmente se movem a uma velocidade média 4 km/h. Um comportamento frequente dessa baleia é que ela mergulha o corpo na vertical e solta o rabo como uma vela a ser transportada pelo vento.

Na água, é espetacular, imponente, majestosa, elas parecem fofas, super ágeis, têm o comprimento de um ônibus e meio, então entendemos por que é proibido mergulhar com elas. Seu menor toque poderia ser desastroso para um pessoa, sem mencionar os efeitos negativos que esse tipo de turismo geraria para a espécie.

É difícil perceber o tamanho dela, no entanto, quando ela passa por baixo do barco, em dois segundos ela percorre cem metros, ou ainda melhor, quando pula, se encontrando fora da água, é que conseguimos perceber rapidamente que o barco nas proximidades ou em que nos encontramos é muito pequeno próximo a este mastodonte dos oceanos.

Uma hora e meia depois, já devemos pisar em terra, felizmente hoje algumas estão muito perto da costa, olhos cheios, novamente.

Hoje faz muito calor, um pouco de sombra, uma boa ipa de cerveja, caminhada nos arredores de Puerto Pirámides antes de conhecer Mario para reservar uma bicicleta de montanha para amanhã.

Chegou a hora de chegar ao outro lado da baía, nas dunas, onde Deby me recomendou montar a barraca. Uma hora depois, encontro um ponto plano entre as dunas e a vegetação, o sol se estica bem na minha frente, dando a impressão de que se põe no oceano, um efeito de ilusão porque em frente é Puerto Madryn, a península é grande o suficiente para ser visualizada apenas quando o sol se põe e quando as luzes da cidade iluminam ao longe o horizonte com uma fina faixa laranja.

A barraca é instalada, montada com a duna atrás, com os pés descalços, de repente uma cobra que acabei de perturbar passa por mim a menos de um metro, eu não a vi e quase pisei nela, que não pareceu feliz. No primeiro plano, a península, no fundo algumas falésias, na frente delas as dunas, depois a praia e entre as duas a minha tenda.

Contemplação, faço um piquenique ao entardecer na areia, antes de observar as estrelas por um momento. Deixando a tenda à uma hora da manhã, a Via Láctea brilha com mil luzes, tenho a impressão de ouvir algumas baleias na água não muito longe.

Depois que as estrelas retornam sob as telas, o sol nasce muito cedo, durante esta segunda fase do sono o vento gira, o dia nasce e mais e mais grãos de areia correm sob a abside da tenda e cruzam o mosquiteiro, sensação estranha, mas fico na terra dos sonhos. De repente, a entrada se solta ao vento, as sardinhas não resistem na areia, que oferece resistência muito fraca, acordo forçado, a barraca balança, devo agir rapidamente, ponho minhas coisas na bolsa à prova d'água, canto uma pequena canção e começo a dobrar a barraca. Sob o vento e na sombra, faz frio. A poucos quilômetros da praia deserta, a maré está alta, em direção à vila para me colocar ao sol e me abrigar do vento para comer um pouco e depois tomar café antes de encontrar Mario para recuperar minha bike do dia.

Rodas de 29 polegadas, garfo de suspensão ajustável, bicicleta leve, apesar do vento, será fácil...

Começo com uma bela subida em direção à Lobería, no topo o asfalto se torna uma estrada de terra e a paisagem seca oferece um panorama com falésias que mergulham no oceano, de tirar o fôlego. Apresenta uma visão global da reserva, mais ao pé dos penhascos, a colônia de leões marinhos, os machos, imponentes, gritam sua testosterona ao vento e os pequenos chamam sua mãe enquanto permanecem a uma distância razoável dos genitores viris.

Chegou a hora de pedalar na playa pardelas, uma área exclusiva, mais para trás, acessível por terra, a pé ou de bicicleta, a cerca de vinte quilômetros pela estrada antiga. Grandes áreas de vegetação baixa e pequenos arbustos se alinham na estrada, cerca de um quilômetro à direita das imponentes dunas. O caminho para a praia é fechado por uma barreira, mas a bicicleta é tão leve que passa por cima da barreira e eu também, continuo e aparecem os primeiros guanacos que parecem fortemente com lhamas. Assusto três a cinquenta metros, eles fogem para as dunas, pois inevitavelmente me aproximo. De repente, não há mais estrada, as dunas se movem com o vento,  preciso empurrar a bicicleta e encontrar o caminho com vegetação para adivinhar o layout antigo da pista. De repente, o panorama mudou totalmente, é uma manhã como eu amo, grande mãe natureza em toda a sua diversidade!

O caminho reaparece à distância em breve Posso pedalar de novo, mais e mais guanacos em grupo, fico cada vez mais discreto em observá-los mais de perto, eles se comunicam com uma espécie de relincho que tento imitar para que não fujam, atraindo sua curiosidade. Funciona, eles me olham curioso.

O grupo esta 20 metros a minha frente. Eu os agradeço por terem me deixado aproximar antes de pedalar ate a praia. Mais uma vez a paisagem muda totalmente, a mare esta baixa, o chão esta coberto de conchas e fosseis, um festival de contrastes e cores, cinza, azul...  como a peninsula esta protegida o oceano tem um azul tureusa in rivel, a agua e transparente, o que eu nao via ja ha milhares de quilometros, escarpas amareladas cobertas de mariscos  contrastam com o chão avermelhado de um lado coberto de pequenos seixos e do outro lado um promontório coberto de algas verdes que acolhem uma multidao de vida microscópicas. Ao longe, fica tudo mais branco ou creme, dependendo do ponto de vista ha mais nuances ou disparidades, com o ceu azul celeste e uma cama de nuvens de um branco luminoso.

Em um lugar deslumbrante,  de tirar o folego, apaixonante, e incrivelmente vívido, o espetaculo e memorável. A mare baixa me deixa seguir ao longo do oceano, empurrando a bike.

A magia continua,  no final do promontório os tons  são mais escuros contrastando com a água translucida, onde diferentes tipos de biguá tomam sol. Boa oportunidade de observa-los me aproximo com a maior discrição possivel.

A caminhada continua pelo observatório de baleias e a paisagem muda novamente, lembrando-me dos sambaquis, montes de conchas encontradas em Santa Catarina no Brasil. Mirante de baleia na torre de vigia, mas ainda um belo panorama e o dia está longe de terminar, orgia de beleza na costa e depois de volta a Puerto Pirámides, como se por mágica eu encontrasse meu caminho no meio da vegetação, sem nenhuma dificuldade. As explicações de Mario eram precisas. Chegando no meio das dunas, devemos entrar no corredor entre as duas maiores, é como no meio do deserto, mudança de cenário, novamente, o contraste entre as dunas e o céu azul salpicado de nuvens brancas imaculadas é impressionante. Uau, que dia, que legal!

Deixo a bicicleta e escalo a duna mais alta para apreciar a paisagem de outro ponto de vista, também para seguir a crista da duna e descer correndo antes de empurrar a bicicleta novamente na areia ondulada pelo vento. Alguns montes isolados ainda têm remanescentes de vegetação, dando uma idéia de como era antes que a areia vencesse o jogo da desertificação da área. Aqui e ali, alguns vestígios de guanacos, no topo da duna vejo um velho cartaz que deveria me marcar o caminho arenoso pelas falésias com vista para a baía e o oceano. Uma pequena pausa para algumas fotos e, de repente surge Mario caminhando pelas dunas. O céu está agora nublado, carregado de nuvens cinzentas com reflexos azulados, a camada deixa entrar raios solares que iluminam os penhascos do outro lado, esplêndidos, hoje faltam superlativos.

Na descida do penhasco na estrada arenosa, a cautela  em excesso jogou contra e ao usar um pouco demais os freios, perco o controle da bicicleta e sofro pequena queda na areia, sem impacto. De volta à mesma praia andamos a pé de manhã na maré baixa desta vez e ainda é linda.

Uma boa cerveja é merecida antes de devolver a bicicleta a Mario e depois de ônibus para retornar a Puerto Madryn, onde eu tenho que comer no restaurante de frutos do mar com Deby. Uma soneca no ônibus, depois de volta do centro para o apartamento e de volta para o centro para encontrar Deby na parede de escalada, antes de jogar boa conversa fora na frente de um belo prato.

Nós somos os ultimos a sair do restaurante, na volta, duas pessoas de bicicleta para o apartamento. Que dia intenso, mais de 40 km de bicicleta, mais de 30 km a pé e que caminhada!

É por esses momentos que eu viajo pelo mundo ...