2019 passou como um cometa ao longo do tempo, quantos encontros, pessoas fantásticas e interessantes, lições e ensinamentos, lugares maravilhosos percorridos, às vezes nos passos de certos grandes nomes da história, como Sir Richard Burton, Auguste de Saint Hilaire, ou El Che Guevara, mas sempre imprimindo meus próprios traços na minha própria história.

Mais de 5000 quilômetros percorridos e 25.000 metros de ganho de elevação durante aproximadamente 8 meses de pedalada, apenas 8 meses em 12 porque o projeto não é pedalar todos os dias, a bike é o meu principal meio de locomoção, mas também é bom parar para aproveitar o tempo. Esse tempo tão precioso que rola incansavelmente, o maior luxo dessa era de espremer limão da massa produtiva humanoide é ter tempo para si mesmo, fazendo o que você quer com ele para viver plenamente todos os seus sonhos.

Brasil, Uruguai, Buenos Aires e Argentina se seguiram a partir de novembro e, em seguida, veio a tão esperada Patagônia, terra mítica que continua gerando a mesma atração da terra de mitos e lendas que atraiu marinheiros europeus, corsários e cientistas, que se aventuraram e navegaram os mares para explorar os limites de terras anteriormente desconhecidas.

O vasto território da Patagônia apresenta ambientes tão diferentes que, no entanto, coincidem em belezas naturais, paisagens imponentes e uma grande riqueza de cultura e história.

Foi a partir da reunião entre o homem do leste e os habitantes originais que viviam na região que surgiu o termo Patagônia. No século XVI, este termo apareceu pela primeira vez nas crônicas de Antonio Pigafetta, as teorias são diversas, mas provavelmente os primeiros europeus a chegarem encontraram os Tehuelches e os chamaram de Patágonos em referência ao tamanho dos pés dos aborígines, cobertos de peles para protegê-los da dureza do clima, mas também da relação com o gigantesco personagem literário dos contos Pantagons no Primaléon de 1512. A terra dos Patagons aparece assim na cartografia do século XVI.

Atravessei a porta da Patagônia pela costa atlântica e seu vento forte, atravessando os pampas e chegando à patagônia andina e região dos lagos em San Carlos de Bariloche para encontrar Mônica e compartilhar um pouco de estrada neste último mês do ano.

A ideia inicial era Mônica também pedalar na área, mas mal equipada, sobrecarregada, e sem experiência de montanha ou de pedal, logo percebi que isso não seria possível.

Decidimos começar explorando a área em torno de Bariloche, começando pelo Cerro Leones, localizado perto de Dina Huapi, nosso local de residência inicial, e depois veio o Parque Nacional Dina Huapi, a pé, no modo trekking e camping, o máximo possível, embora seja proibido e, além disso, uma área conhecida como habitat de Puma. Séculos de caça e maus-tratos agora o deixam longe, ele evita humanos como a praga, apenas um mal-entendido ao encontrar suas crias pode representar um perigo real. Nenhuma morte foi relatada por ataque de puma, no entanto, a placa de alerta e pegadas recentes são impressionantes quando vistas pela primeira vez.

Partir do lago Mascardi e subir ao Cerro Tronador foi uma grande aventura e a descoberta de um novo playground para Mônica, primeiro trekking, primeiros passos na neve em montanhas altas, descoberta do sofrimento físico associado ao transporte da mochila nas costas, mas que espetáculo permanente, lagos mais bonitos do que o outro, com variações de tons de azul e verde, florestas de Alerces milenares, geleiras que nos esperam lá, torrentes, cachoeiras e natureza exuberante, água pura, potável na fonte, diretamente, sem filtro.

É bom saber como conseguir as coisas bonitas que a Mãe Natureza nos oferece.

Pampa Linda, refúgio de Otto Meiling, Paso de la Nubes, Lago Frias, para quem vai a Bariloche, clássicos que oferecem uma grande diversidade de paisagens. A última parte entre o refúgio de Rocca e Puerto Frias terá sido a mais louca e divertida para o meu gosto, a dificuldade não traz medo, pelo contrário, é um estimulante, uma emoção que anima todos os meus sentidos.

Troncos deitados, explodidos por raios ou avalanches, deslizamentos de terra, caminhos apagados em alguns lugares, fundo de vale cheio de água no final da primavera, ato de equilíbrio para passar de um suporte para outro; um verdadeiro curso de aventura 100% natural, um prazer antes de chegar ao lago para seguir num pequeno cruzeiro e apreciar esta incrível região de beleza de outra maneira.

De volta a Bariloche e a descoberta da colonização suíça antes de começar a descer para o sul, como sempre, sem realmente saber para onde estávamos indo.

Lago Gutiérrez, lago Steffen, cada vez uma nova aventura, novos panoramas andinos, água, lagos e lagoas são uns mais bonitos que outros, da minha parte na minha magrela gordinha, Mônica alternando carona, ônibus e caminhada.

Nos separamos por 48 horas, hora de eu passar pelo Parque Nacional Los Alerces e pedalar mais de 200 km, para nos encontrarmos em Esquel.

As informações coletadas ao longo do caminho decidem o resto da viagem, alugamos um veículo e vamos para o Chile para tocar o Oceano Pacífico, relaxar nas fontes termais de Amarillo, escalar o vulcão El Chaitén e finalmente voltar para a fronteira no vale abençoado pelos deuses em Futaleufú. Vamos terminar o ano em grande estilo, com algumas sensações nas corredeiras do rio Futaleufú. Aparentemente, o rafting é uma das atividades a não perder neste local, confirmo! Lindas sensações e mais uma novidade para Mônica.

Ao começar o ano de 2020, Mônica voltou ao Brasil, este mês de viagem passada a toda velocidade, tenho certeza que será útil para ela em sua reconstrução de vida, isso é apenas um tchau, nos veremos novamente. Encontro-me novamente no modo individual de ciclo viajante, o sul me chama e terei que seguir rapidamente para Ushuaia, para aproveitar a bela estação.

O ano começou bem, já estou convidado a comer cordeiro tradicional com os vizinhos do meu anfitrião.

No dia seguinte, ataco a descida entre vírgulas invertidas do vale Futaleufú, porque no Chile não há grandes picos na estrada, mas os caminhos vão sempre pra cima, pra baixo, pra acima, sem parar, nenhuma parte plana, os quilômetros seguem e os desníveis também.

A rota sul é muito popular entre ciclistas, caronas e pessoas que viajam de motorhome, é um clássico desta área do mundo.

Cheguei ontem em Coyhaique, minha primeira cidade real chilena após 6 dias de pedalada, 460 quilômetros e 6270m de ganho de altitude, estou absolutamente em uma media muito mais alta que no ano de 2019 ... Pensando nisso, a cordilheira vai do sul do continente para a Colômbia. Promete!

Descanse por alguns dias e decida que, após o curso, já colhi muitas informações para o futuro, precisamos agora fazer escolhas.