Exausto, as últimas horas de trem são gastas dormindo de alguma maneira, despertado por um controlador um pouco zeloso demais em sono profundo.

Chegando à estação de Bahia Blanca, encontro Javier e recupero minhas coisas no vagão com objetos volumosos; ele fica comigo na companhia de Marco, o policial, enquanto monto os elementos de minha montaria e suas maletas. Depois, caminhamos pela cidade conversando, paramos em um banco para compartilhar uma toranja e uma maçã antes de nos despedirmos.

Alguns quarteirões adiante, Cami, estudante de ciências sociais, me recebe para me deixar em casa em seu apartamento, compartilhamos lindas discussões. Passo duas noites lá na esperança de encontrar um veículo para carregar a bicicleta para Puerto Madryn, tempo perdido, nenhum plano resiste à vida real, as baleias agora parecem distantes.

Paralelamente, simpatizo com Flor, um confeiteira que mora em Punta Alta, o oposto do destino, sem plano ou itinerário, apenas reuniões e energias ditam o caminho a seguir, em direção a Punta Alta, 25 km a sudeste de Bahía Blanca. Assado Argentino, belas reuniões, companheiros à beira da água, deliciosos doces, jogos de tabuleiro, descobertas da costa, só posso agradecer a Flor, Emanuel, Wanda, Martins e Guillermo, etc. Me acolheram tão bem.

Como sempre, chega a hora de pegar a estrada, domingo à tarde, a mais de 30 graus. Depois de alguns quilômetros, uma corrida de rally estrondosa no caminho, depois, primeira parada na sombra na praça central da Bahía Blanca para comer um pouco antes de continuar no calor intenso.

Em cada posto de gasolina, reabasteço latas de água, especialmente sob um pouco de sombra e ar fresco, para diminuir a temperatura corporal.

O vento freia o progresso e o calor também.

A noite se aproxima, ainda não há lugar escondido para armar a barraca, má escolha em uma estrada de terra pelos últimos raios de sol, meia volta, o crepúsculo já está lá, chego à estrada principal, a noite envolve suavemente a paisagem do casaco escuro, felizmente as árvores um pouco mais afastadas me permitem desaparecer, será meu refúgio para a noite, apesar da proximidade da RN3. Mesmo assim, mais de 90 km para este dia de recuperação com esse calor sufocante.

No dia seguinte, acordando de manhã, choramingam vacas que estão interessadas no meu touro de bicicleta, minha saída repentina da tenda as assusta, o rebanho se afasta e depois volta muito rapidamente ao chamado dos meus gemidos. Dobrar, pedalar, não são 9h e já são quase 30 °, estômago vazio, o vento já desacelera meu progresso.

35 milhas de distância, Patricia e Nelson me dão um pouco de sombra, um almoço gigantesco e uma boa conversa.

A cerca de 30 km de distância, paro em um posto de gasolina para obter água e ar fresco e um mastro com funcionários que me ensinam que há um parque de campismo municipal nas proximidades, uma lagoa espetacular para dormir, sol e a festa na cidade. Está decidido que eu fico. O pôr do sol em Laguna la Salgada é espetacular, a Mãe Natureza tira sua paleta e pinta a tela de paisagens de tons pastel; na beira do pontão, o show é grandioso.

Crepúsculo e retorno ao banquete da vila nesta folha de papelão ondulado que machucou meus pulsos.

Depois da festa, acampar no rio onde me acomodei no final da tarde, dormir uma noite e sair para um bom dia.

Vizinhos de barraca me convidam a beber o Chimarrão, 10h e já são 34 ° quando eu pego a estrada, e o universo me reserva uma boa surpresa, pois uma vez que o vento está voltado para o norte, eu voo a mais de 30km/h com meu forro de bicicleta, para minha surpresa uma borboleta me acompanha, salta ao vento ao meu lado e depois volta para suas ocupações.

Hoje passo pelo portal de entrada da Patagônia, sua diversidade, seus amplos espaços abertos e que dia!

Na beira da estrada, a grama alta e o trigo selvagem dançam ao vento, seus topos de sementes e flores secas, tanto amarelas quanto arroxeadas.

Uma faixa de alguns metros mais larga, mais fresca, cortada ao lado do asfalto, tem um verde brilhante, outras plantas mais velhas e mais altas já estão amareladas e douradas pelo sol.

Suas hastes mostram toda a sua flexibilidade, como grupo essas plantas parecem agitar seus corpos alongados no tumulto das tempestades, dançando com o vento norte da Patagônia

Os cardos, por sua vez, são mais ásperos, mais maciços, suas hastes maiores são mais rígidas às flutuações do vento, resistem de alguma forma, tentando, sem sucesso, ser indiferentes às variações do vento, da vida, como ser insensível às mudanças, cujo ego impediria qualquer evolução, qualquer progressão.

Dizem que as crianças são esponjas, os adultos também são esponjas, desde que não estejam trancadas em suas convicções e se libertem de seu condicionamento.

Graças ao vento, meu aliado do dia, mais de 30 km em uma hora, são 15h e deve estar 38-39 ° Preciso encontrar alguma sombra, a vila de Stroeder perto da estrada principal é minha única opção antes dos próximos 80 quilômetros.

Em direção à praça principal da vila, onde há um pequeno posto de gasolina, duas horas depois deixo Mauricio, com 5 litros de água fresca, a temperatura corporal normal por esse calor, quero aproveitar o vento ao máximo, amanhã será outro dia e eu não sei como serão as condições.

O dia está chegando ao fim, faz uma hora que eu estou procurando um lugar para pousar, pouco antes do pôr do sol, de repente na beira da estrada, uma ruína, será meu refúgio para a noite.

Tomo banho com a minha água, nádegas no ar no meio da natureza, com o sol caindo no horizonte bem na minha frente.

Que dia, pesado, 144 km em 5h30 de pedal, eu mereço uma pequena shotka (álcool francês parecido com vodka mas feito com semente de maconha) que eu também uso para preparar meu jantar. Durante a noite, o vento gira e se intensifica; amanhã, outra história recomeça; felizmente o dia será mais curto, pois só me resta pedalar vinte quilômetros.

Algumas horas de wifi me permitiram encontrar uma base em Carmen de Patagones, amanhã eu tenho que conhecer Melany e Paula.

Na Argentina, eu acho essa conexão de coração semelhante ao Brasil, espontaneamente as pessoas me oferecem água fresca, a maioria dos veículos me incentiva, um gesto, um tiro levantado, uma buzina, sempre uma força positiva para me empurrar para frente.

Por vários meses, esse mantra acompanha meu caminho todas as manhãs quando começo a pedalar:

"Tudo vem a mim com facilidade, alegria e glamour. O que posso esperar mais? O universo me surpreende ...”

A energia positiva dita o meu caminho, abre o caminho e o coração das pessoas maravilhosas que tenho a chance de conhecer.