Café da manhã saudável com Alba antes de pegar a estrada.

Deixando Coyhaique, o sol está brilhando e o céu está azul, mudança da chuvosa e úmida semana passada, os cumes ao redor perderam a fina camada de neve que os cobria nos últimos dias.

O Cerro Mackay, que vi do apartamento, fica à minha direita, vertical e mineral.

A estrada mergulha em um vale, de um lado a natureza espessa, desarrumada e naturalmente organizada, do outro lado as coníferas replantadas, lineares e humanamente alinhadas.

Eu nunca entendo por que quando o ser humano tenta replantar uma área usa apenas um tipo de árvore.

Mais à frente um vale colorido, o rio repleto de flores de lupino me convida a encher minhas garrafas e saciar minha sede, água pura e revigorante da Patagônia.

Como sempre há mudanças de desnível, hoje com o calor em bônus. Depois do lago verde, entrando no Parque Nacional de Cerro Castillo, um desfiladeiro deliciosamente íngreme está tomando forma, belas cordilheiras, picos, linhas e massas rochosas com arquiteturas e formas abstratas foram esculpidas pelo vento, chuva e o tempo. Os tons de cores variam de um monte para outro, areia amarela, vermelho, tons de rosa, rochas azuladas, rio turquesa ...

As pernas começam a ficar pesadas depois de mais de 75 km, e haverá ainda um pouco mais de 20 até o fim do dia, o último desfiladeiro fica a 1100m, depois começa a descida em direção à Villa Cerro Castillo. A estrada é asfaltada e permite descer em boa velocidade, o que quer dizer no máximo da velocidade.

Há uma vista deslumbrante do vale, larga com um enorme rio no fundo e uma cordilheira no horizonte que terei de passar nos próximos dias, parece difícil, na continuidade do que faço quotidianamente para dizer a verdade.

Cerro Castillo, como o próprio nome sugere, dá a sensação de ser um castelo que se encontra entronizado sobre o vale, imponente com seus picos rochosos em forma de torres.

Estes são os últimos quilômetros de asfalto antes dos caminhos de pedra para Tortel, de onde a balsa sai em poucos dias.

Terei que percorrer muitos quilômetros por vários dias sem poder parar demais e aproveitar os extraordinários lugares de beleza que atravesso para pegar a balsa.

Há um ditado que diz que na Patagônia quem se apressa, perde seu tempo e é verdade, é um pouco o meu sentimento no momento, terei que tomar mais tempo na subida para o norte depois ter tocado o sul do continente.